Esquiar na Áustria, vale a pena? Pistas com certeza de neve, adequadas a todas as idades e a todos níveis de aptidão e ótima relação qualidade x preço: Estas são apenas algumas das razões pelas quais você deve considerar a Áustria o seu próximo destino de esqui. Quer saber mais? Consulte a nossa lista com 10 motivos abaixo!
A garantia de neve é um fator crucial ao escolher um destino de inverno. E, felizmente, os Alpes da Áustria são abençoados com uma longa temporada de neve. Portanto, não é surpresa que o país seja amplamente reconhecido como um dos melhores destinos do mundo para atividades na neve e prática de esportes de inverno no geral. A neve no chão geralmente é leve e fofa até a primavera, a neve compacta predomina nas pistas preparadas, e a neve profunda fora das pistas. A altitude elevada de muitas das montanhas proporciona condições ideais de neve até a primavera (e até depois!). Na região do Tirol, por exemplo, há 5 geleiras, como a geleira de Hintertux, que oferece impressionantes 365 dias de esqui por ano. Outra região é a “Zell am See – Kaprun”, no Estado de Salzburgo, onde o esqui ocorre de outubro a junho, graças à geleira de Kitzsteinhorn.
Para entender melhor sobre as regiões abordadas nesse post, separamos abaixo um gráfico com as divisões regionais da Áustria.

Image by Freepik
E se o clima mudar de repente e não nevar como previsto, os resorts da Áustria também contam com instalações de produção artificial de neve de alta qualidade, garantindo pistas perfeitamente preparadas, independentemente do tempo. Curiosidade: 90% dos resorts utilizam apenas energia sustentável.

2. Hospitalidade austríaca
O serviço e a hospitalidade na Áustria vão deixar você com uma sensação acolhedora mesmo nos dias frios de inverno. A maioria dos hotéis e pensões na Áustria são administrados por famílias, proporcionando a você a chance de se tornar parte, mesmo que temporariamente, da vida cotidiana dos proprietários, o que contribui ainda mais para a atmosfera acolhedora.

Image by ASphotofamily on Freepik

Image by wavebreakmedia_micro on Freepik
3. Estrutura inigualável
Ao olharmos para uma longa tradição no esqui (afinal, estamos falando de um dos berços do esqui nos Alpes!), a Áustria possui uma das melhores infraestruturas de esportes de inverno na Europa, combinando perfeitamente a modernidade com a autenticidade do passado. Ir para a Áustria no inverno significa desfrutar de uma abundância de pistas perfeitamente preparadas e adaptadas para todas as idades e níveis de habilidade, assim como parques de neve, instalações de fabricação de neve e equipamentos de aluguel de esqui de última geração, além de impressionantes pontos de observação que garantem fotos incríveis e instagramáveis, cujo acesso é por teleféricos e bondinhos de última geração.
A Áustria investe milhões de euros todos os anos para garantir uma melhoria contínua da rede de teleféricos e bondinhos do país. Não à toa, o país se tornou um dos destinos preferidos para as férias de inverno não só de turistas de fora, mas principalmente dos próprios europeus.

Image by wirestock on Freepik
4. Ótimo custo-benefício
A Áustria é conhecida por oferecer uma excelente relação custo-benefício, tanto nos passes de teleférico (que podem ser adquiridos por períodos, dias ou horas) quanto nas aulas de esqui, aluguel de equipamentos e roupas, refeições nas pistas e festas. No geral, os valores são mais baixos do que em muitos outros destinos similares. Suas férias de inverno não necessariamente esvaziarão sua carteira! Bônus: em alguns locais é possível encontrar ótimas ofertas, incluindo passes de transporte all-inclusive ou passes de esqui gratuitos para crianças.
Uma região especialmente conhecida por seu excelente custo-benefício, de acordo com o guia britânico “Where to Ski and Snowboard”, é o “Ski Juwel Alpbachtal Wildschönau”.

Image by gpointstudio on Freepik
5. Muita festa - experiência Après-Ski espetacular

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Desde altas batidas até a noite na região nos vales até simpáticos encontros do lado de fora de uma cabana na montanha, a Áustria realmente possui uma cultura de après-ski invejável e sem igual. Ao contrário de outros países, a festa começa no início da tarde. Você pode esperar multidões amigáveis, comida deliciosa, músicas cativantes, chás “batizados” com shot de rum ou outra bebida alcóolica, cerveja local fantástica ou schnaps, e a indescritível sensação de quando todas as pessoas na sala parecem conhecer todas as letras das músicas de après-ski e explodem em um coro, dançando nas mesas.
Mas a Áustria não se resume apenas a festas nas pistas. Muitos resorts de esqui agora também funcionam como destinos gourmet, mimando seus hóspedes com uma ótima escolha de restaurantes premiados para experimentar após um dia cansativo nas pistas. Você pode literalmente jantar em um lugar diferente toda noite.

Image by freepic.diller on Freepik
Seja qual for a sua preferência de après-ski, uma coisa é certa: a Áustria não vai te decepcionar!
Se você quer saber mais sobre a cultura de après-ski, clique aqui.
6. Variedade enorme de pistas
As regiões de esqui da Áustria oferecem uma variedade sem fim de pistas, atividades e paisagens deslumbrantes. Nas suas pesquisas você encontrará desde resorts como o Skicircus, que está entre os 10 maiores resorts de esqui do mundo, até Sankt Johann, na região de Salzburgo, e Hochkönig, que são áreas comumente chamadas de “joias escondidas”, que só os mais informados (ou curiosos) conhecem. Independente da sua preferência por algo maior ou algo mais intimista, você certamente encontrará um lugar que te agrada entre as 426 áreas de esqui na Áustria.
Os resorts de montanha na Áustria não apenas atendem aos melhores padrões, mas muitas vezes os superam em termos de valor e serviço. A maioria dos hotéis quatro ou cinco estrelas na Áustria possui suas próprias instalações de spa, permitindo que você relaxe sua mente e músculos com estilo após um longo dia nas pistas. Importante: o serviço e as gorjetas estão sempre incluídos na tarifa. Muitas vilas permitem que você esquie diretamente até elas, e os teleféricos e bondinhos geralmente estão a uma curta distância a pé. Você vai se deparar com belos hotéis pitorescos com edredons fofos e quartos aconchegantes, anfitriões amigáveis e muita comida boa.
Tudo isso acontece em vilarejos que parecem ter saído de filmes e foram crescendo organicamente ao longo dos séculos. O resultado é uma atmosfera de mundo antigo, que remete ao período medieval e até a um conto de fadas.

Image by wirestock on Freepik
8. Escolas de esqui de primeira
Seja você um iniciante ou um “já iniciado”, existem escolas de esqui para todos os níveis e de uma qualidade excelente. No total, são cerca de 18.000 instrutores de esqui do mundo todo. A maioria das escolas de esqui tem pelo menos um instrutor que fala inglês, então você nem precisa saber falar alemão para participar. Além disso, o treinamento dos instrutores na Áustria é considerado o melhor do mundo, pois recebem mais dias de treinamento e alcançam uma qualificação mais elevada do que em qualquer outro país. As escolas de esqui de St. Anton am Arlberg têm uma longa tradição, com a primeira escola tendo sida estabelecida em 1921. Kitzbühel foi o primeiro lugar na Áustria a introduzir a instrução de esqui, com escolas prestigiadas como a Rote Teufel (‘Diabos Vermelhos’).

Image by ArtPhoto_studio on Freepik
9. Segurança é sempre uma prioridade
A Áustria não apenas ocupa uma posição elevada entre os países mais seguros para viajar e viver em todo o mundo, mas todo o investimento no esporte e em sua infraestrutura significa que as pistas são incrivelmente seguras para os entusiastas de esportes de inverno. A excelente estrutura dos teleféricos, pistas meticulosamente preparadas, juntamente com os professores de esqui bem treinados e os serviços de emergência, fazem com que esquiar na Áustria seja mais seguro do que em muitos outros países europeus. Ao contrário de outros lugares, é obrigatório para crianças menores de 15 anos usarem capacetes ao esquiar.
E, apesar do aumento de esquiadores profissionais e entusiastas na Áustria nos últimos anos, o número de acidentes de esqui diminuiu cerca de 50% nos últimos dez anos.
10. Há muito para fazer além das pistas de esqui
Graças à fantástica paisagem cheia de montanhas e lagos, neve e gelo, esse paraíso de inverno oferece inúmeras atividades além das pistas de esqui. Devido às extensas áreas de água termal natural e ao ar livre dos Alpes, o país tem uma longa tradição de saúde e bem-estar, com uma abundância enorme de spas e áreas de relaxamento. Um exemplo conhecido é o resort Tauern Spa, localizado em Zell am See – Kaprun.
Vistas panorâmicas espetaculares, animais selvagens e paisagens de inverno podem ser exploradas com os famosos calçados em formato de raquetes, e rotas especialmente impressionantes podem ser planejadas no Vale de Rauris. Pistas de trenó por todo o país oferecem diversão garantida para toda a família, como em Wildkogel, que se orgulha de ter a pista de trenó iluminada mais longa do mundo. Os trenós são uma ótima opção para aqueles que ainda não conseguem esquiar ou simplesmente não querem se aventurar em um esporte. Outra opção é o passeio de Segway por caminhos cobertos de neve, como os oferecidos em Serfaus, na região de Tirol. Já os amantes de adrenalina podem, por exemplo, saciar sua sede escalando cachoeiras congeladas.
As possibilidades são realmente infinitas, mas uma coisa é certa: dificilmente você terá um momento monótono nas suas férias de inverno na Áustria.

Image by gpointstudio on Freepik







