Explore a beleza e a magia do inverno europeu

6 razões para visitar a França no inverno

O inverno na França traz consigo uma magia única que aquece os corações apesar do frio. Mesmo que os animais hibernem e a natureza às vezes pareça totalmente congelada, esta temporada é definitivamente um momento privilegiado para viajar pela França. O movimento das cidades no inverno, a tranquilidade do litoral ou a natureza majestosa das montanhas oferecem ao visitante experiências magníficas, entre cultura, tradição e aventura.

Confira abaixo 6 motivos para visitar este país incrível!

1- Atmosfera incomparável nas celebrações de final de ano em todas as regiões francesas

No final do ano, a maioria das cidades francesas recebe luzes para completar o charme dos ambientes e o aroma de vinho quente perfuma os mercados de rua. O espírito festivo está presente por toda parte! Cada região da França enriquece este período com um toque de originalidade cultural.

Por exemplo, o mercado de Natal de Estrasburgo, na Alsácia e Lorena, é uma visita obrigatória, com mais de 300 chalés que formam uma vila alegre e charmosa de artistas e artesãos. Além disso, a Fête des Lumières, em Lyon, é um espetáculo magnífico e muito impressionante, pois a cidade fica iluminada por todos os lados. Na Provença, você precisa visitar os magníficos “Santons” que decoram os presépios com sua presença. A descoberta deste ofício tão extraordinário é tanto um prazer para os olhos quanto uma maneira de imergir no folclore regional.

2- Pratos que aquecem o coração

Você irá se deparar não só com uma diversidade enorme de queijos e vinhos, que são uma ótima pedida para a entrada de qualquer almoço ou jantar, ou até como um petisco durante o dia, mas também pratos quentes deliciosos. E quando falamos de pratos quentes, estamos falando daqueles que aquecem inclusive o coração, nos deixando perfeitamente relaxados após algumas horas no frio.

Esses são aqueles pratos que vêm imediatamente à mente quando falamos sobre gastronomia francesa no inverno, como fondue, raclette ou tartiflette. Essas especialidades da Savoia, região xxx, são a refeição perfeita para compartilhar em um ambiente acolhedor.

Image by Racool_studio on Freepik, Image by Freepik, Image by Freepik, Image by Freepik

No entanto, há também muitas outras especialidades francesas deliciosas para desfrutar no inverno: boeuf bourguignon da Borgonha, truffade auvergnate de Auvergne, coq au vin ou o famoso pot-au-feu.

3- Atividades nada comuns e divertidas para fazer com a família durante o inverno

Passar a noite em acomodações “nada comuns” é algo imperdível: Existem mais de 1000 opções de estadia diferentes do que estamos acostumados por todo o território francês: iglus, casas na árvore, bolhas transparentes, barcos ancorados, chalés isolados nas montanhas, cavernas trogloditas… são muitas possibilidades! 

Image by rorozoa on Freepik

Outra curiosidade para descobrir no inverno: o prazer dos banhos em água quente ao ar livre! Em Bains de Dorres, nos Pirineus, por exemplo, o visitante pode entrar na água a uma temperatura de cerca de 37° diante de uma paisagem mágica, com uma vista incrível para montanhas cobertas de neve.

Image by Freepik

Para a família, os castelos do Loire, no Vale do Loire, estão abertos no inverno e entretêm jovens e adultos: você pode optar por passeios de bicicleta no coração dos luxuosos jardins de Chambord, jogos de escape nos corredores do castelo de Blois ou ou mesmo atravessar o lendário labirinto de Beaugency.

4- Diversidade de esportes de inverno nas montanhas francesas

Esquiar, fazer snowboard, andar de trenó, patinar no gelo, caminhar com raquetes de neve – o inverno oferece uma infinidade de possibilidades para desfrutar do ar fresco com amigos, família ou a dois. Alguns resorts de montanha também oferecem atividades mais exóticas, como passeios de trenó puxados por cães no Massif du Jura, mergulho e pesca no gelo nos Alpes-Mont Blanc ou biatlo no Massif des Vosges.

5- Praias para respirar ar fresco

Para os amantes do mar, das brisas salgadas e das paisagens marinhas, as caminhadas nas praias no inverno são imperdíveis. O Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico ou o Mediterrâneo… há opções para todos os gostos.

Quanto ao bem-estar, existem muitos centros de talassoterapia, especialmente nas regiões de Bretanha ou na Normandia, que oferecem uma experiência muito agradável e momentos preciosos e relaxamento no inverno.

Se você prefere combinar os prazeres da cidade com os do litoral, vá para o sudoeste até Biarritz, no País Basco, para uma experiência inesquecível de surf no inverno. Marselha também é uma cidade litorânea que vale a pena a visita: a cultura local, ilustrada nos famosos romances de Pagnol, é absolutamente encantadora e ensolarada. E claro, não podemos esquecer Nice e a lendária Côte d’Azur.

6- Cultura de sobra

A efervescência cultural está particularmente presente em Paris, onde o número de eventos musicais e artísticos é impressionante no inverno. A grande quantidade de teatros, as duas óperas de Paris (Bastille e Garnier) e as numerosas salas de concertos explicam essa diversidade. Além disso, há uma ampla gama de museus, passeios e exposições que fazem da capital francesa um lugar onde você nunca fica entediado. 

Os vilarejos franceses também não ficam para trás: A associação Les Plus Beaux Villages de France listou mais de 170 vilarejos em toda a França que são verdadeiros tesouros culturais. Acesse a lista clicando aqui

Share this article
Shareable URL
Prev Post

As melhores dicas para passar o Ano Novo na Áustria

Next Post

Descubra o inverno na Polônia

Read next