Explore a beleza e a magia do inverno europeu

As melhores dicas para passar o Ano Novo na Áustria

Celebrar o Ano Novo na Áustria com estilo no Baile do Palácio Imperial de Viena ou simplesmente festejar pelas ruas de qualquer cidade da Áustria?

Indo para a Europa e pensando em passar o Ano Novo na Áustria? Parabéns, você fez a escolha certa! A Áustria é simplesmente o lugar para dar as boas-vindas ao novo ano e participar das atividades festivas por todo o país. Fogos de artifício, concertos, bailes, festas, você escolhe, tem de tudo um pouco! E se você sempre sonhou em dançar valsa nas ruas com uma taça de champanhe na mão à meia-noite, melhor ainda, essa hora oficialmente chegou!

Ano Novo na Áustria - brinde

Image by Freepik

Viena: uma virada de ano com estilo

A cidade inteira de Viena se transforma em uma enorme festa na véspera de Ano Novo, atraindo até um milhão de pessoas todos os anos.

O “Silvesterpfad”, ou “Caminho de Ano Novo”, começa às 14h do dia 31 de dezembro e termina às 2h do dia 1 de janeiro. Durante esse período, você pode desfrutar de concertos nas ruas, dançar ao som – sempre presente – da valsa e dos últimos sucessos musicais, além de assistir aos fogos de artifício à meia-noite, acompanhados por todos os sinos das igrejas tocando (e metade da cidade dançando ao som da Valsa do Danúbio Azul na rua!).

Curiosidade: Os austríacos são supersticiosos com amuletos da sorte. Você vai se deparar com barracas vendendo porquinhos, trevos e limpadores de chaminé ao longo do caminho.

Outra coisa que gostamos bastante na véspera de Ano Novo (e em qualquer outro dia de inverno) e que com certeza não vai faltar oportunidade de comprar: vinho quente e ponche para se aquecer!

Se preferir fazer a contagem regressiva em um ambiente fechado, talvez queira reservar um ingresso para o Baile de Ano Novo, realizado no Palácio Imperial. Na véspera de Ano Novo e no dia 1 de janeiro, a Ópera Estatal de Viena e a Volksoper, outra ópera de renome, organizam performances de gala.

O concerto de Ano Novo de Viena

Ano Novo na Áustria - concerto em Viena

Há muito tempo é tradição da Filarmônica celebrar o Dia de Ano Novo com um programa musical animado – e ao mesmo tempo nostálgico – do vasto repertório da família Johann Strauss e de seus contemporâneos.

O Concerto de Ano Novo de Viena não só encanta o público ao vivo no Musikverein (em português, algo como “União dos Músicos”), mas também desfruta de grande popularidade em todo o mundo. Os ingressos são como ouro. Com a demanda muito maior do que o número real de assentos disponíveis, eles são sorteados todos os anos. É preciso registrar seu interesse em fevereiro, depois cruzar os dedos e esperar ansiosamente. O evento é transmitido nas redes de televisão PBS e BBC 2, entre outras internacionais e locais. O Concerto de Ano Novo de Viena tradicionalmente conta com cerca de 50 milhões de telespectadores em mais de 90 países – tornando-se o concerto clássico mais famoso do mundo.

Outras cidades para aproveitar o Ano Novo na Áustria

Não é apenas em Viena que sabe-se como celebrar. As festas são realizadas em todo o país na véspera de Ano Novo.

Em Innsbruck, por exemplo, há desfiles de bandas e fanfarras à noite no Altstadt (centro antigo), e exibições de luzes artísticas são projetadas nas fachadas dos prédios. O melhor lugar para assistir aos fogos de artifício e shows de laser são nas montanhas ao redor, como a Nordkette.

Em Salzburgo, há música ao vivo no Residenzplatz e fogos de artifício por toda a cidade, enquanto os tradicionais fogos de Ano Novo são disparados no Forte Hohensalzburg.

Graz tradicionalmente dá as boas-vindas ao Ano Novo com um show de laser e DJs na praça principal. Além disso, acontecem festas em bares e clubes por toda a cidade.

Em Linz, moradores e visitantes se reúnem na praça principal, no rio Danúbio e nas montanhas “Schlossberg” e “Pöstlingberg” para assistir aos fogos de artifício.

Se quiser outras ideias de cidades austríacas onde também poderá aproveitar o Ano Novo na Áustria esquiando, veja esse post.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

10 razões para esquiar na Áustria

Next Post

6 razões para visitar a França no inverno

Read next